quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projeto Resultados do "Envelhecimento e violência" divulgados terça-feira

 

Os principais resultados do projeto "Envelhecimento e Violência", que inclui dois estudos sobre violência contra idosos em contexto familiar, vão ser apresentados terça-feira num seminário, que pretende propor recomendações para prevenir e combater este problema social.

Resultados do Envelhecimento e violência divulgados terça-feira

No seminário "Envelhecimento e violência", que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, irão ser divulgadas as estimativas do número de pessoas idosas vítimas de alguma forma de violência (física, psicológica, financeira, sexual e negligência) ocorrida numa relação de confiança entre a vítima e um familiar, amigo, vizinho, conhecido ou profissional remunerado.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, com Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o Instituto da Segurança Social e a GNR

O projeto de investigação inclui um estudo populacional sobre a violência, que abrangeu uma amostra de 1.123 pessoas com mais de 60 anos residentes em domicílios particulares em Portugal.

Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de pessoas com mais de 60 anos na população portuguesa sujeita a violência (física, psicológica, financeira, sexual e negligência) em contexto familiar, nos 12 meses anteriores à entrevista, segundo uma nota do INSA enviada à agência Lusa.

Visou ainda caracterizar o perfil epidemiológico das vítimas e dos agressores, avaliar os fatores associados à violência (potenciadores e protetores) e conhecer as perceções da população face à violência.

Do projeto, faz também parte um estudo sobre vítimas de violência, que compreendeu uma amostra de 510 vítimas com mais de 60 anos residentes em domicílios particulares em Portugal, sinalizadas pela APAV, INML, Segurança Social e GNR.

O estudo, cujos resultados também serão divulgados no seminário, teve como objetivos caracterizar as condições de ocorrência da violência no contexto da vida familiar (tipos de condutas, frequência, sentimentos associados à vitimização) e o perfil das vítimas e dos agressores.

Pretendeu ainda avaliar os fatores associados (potenciadores e protetores) à violência e compreender as trajetórias das vítimas na rede institucional.

Os estudos analisaram também as razões evocadas pelas vítimas para não denunciar ou apresentar queixa do agressor.

O seminário irá reunir os vários intervenientes nesta problemática, nomeadamente políticos, investigadores, técnicos e o público.

Com esta iniciativa, os promotores do projeto pretendem "promover o debate e reflexão sobre a violência contra as pessoas idosas em contexto familiar, tendo em vista a identificação de recomendações e de propostas de intervenção pública para prevenção e combate do fenómeno, bem como a sensibilização dos decisores e legisladores nesta matéria".

Lusa

11:40 - 24 de Fevereiro de 2014 | Por Lusa

Share on printShare on emailMore Sharing Services

Fonte ; http://www.noticiasaominuto.com/pais/179161/resultados-do-envelhecimento-e-violencia-divulgados-terca-feira#.Uw3Ux_ldUxM











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.