quarta-feira, 4 de março de 2015

Exposição de fotos em Canoas – RS, “O silêncio também é uma arma”, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Jairo Jorge. Organizada pela delegada Carolina Terres, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

 

Exposição de fotos abre a programação do Mês da Mulher

 

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher em Canoas foi aberta nesta segunda-feira (2), com a exposição de fotos, a mostra, que fica no local até o próximo dia 6, tem a intenção de causar indignação, mobilizar a sociedade e sensibilizar para que mais mulheres rompam a barreira do silêncio e denunciem a violência doméstica.

As imagens, doze ao total, mostram objetos como martelo, pedaços de vidro, foice, espada e revólver, que estavam no depósito da DEAM, apreendidos em diversas ocorrências e que fazem parte de diferentes inquéritos. As fotógrafas Fabiane Guedes e Pâmela Lazaron assinam as imagens que propõem o contraponto da brutalidade que esses objetos expressam com a feminilidade de peças como secador de cabelo, batom, vestido, entre outros.

“Se não sensibilizarmos a sociedade, o silencia vai nos vencer”, destacou o Jairo Jorge, que elogiou a iniciativa e defendeu que a violência entre quatro paredes não pode ser mantida em sigilo. A secretária especial da Coordenadoria de Políticas para a Mulher, Márcia Falcão, lembrou que Canoas conta com uma rede completa de enfrentamento à violência contra a mulher. “Efetivamente, fazemos cumprir a lei Maria da Penha”, afirmou.

A delegada Carolina falou da criatividade dos agressores, que chegam a utilizar objetos caseiros para machucar as vítimas. “Se essas fotos servirem para que apenas uma mulher denuncie a situação de violência que esteja vivenciando, então objetivo dessa exposição estará cumprido”, declarou a organizadora da mostra fotográfica. Ela comentou que a exposição passará pelo Palácio da Polícia, na Capital, universidades e shoppings.

O titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Fernando Soares, secretários municipais, policiais civis e representantes de entidades voltadas ao atendimento às mulheres vítimas de violência, prestigiaram o evento.

Dia Internacional da Mulher

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, conta com diversas atividades que acontecerão durante todo este mês, organizadas pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher. A tradicional Caminhada das Mulheres de Canoas em Movimento, no dia 6, com concentração no Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber (Rua Siqueira Campos, 321) e encerramento em frente à Prefeitura, é uma delas. Seminários, apresentações artísticas, ações de orientação e prevenção em saúde, roda de conversa e celebração ecumênica integram o cronograma.

Fonte;  http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.