Segundo o CREAS, exploração financeira é o principal tipo de violência praticada contra eles
Com o intuito de orientar sobre os tipos de violência sofridas pelos idosos e comemorar os 10 anos do Estatuto do Idoso e o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Secretaria do Sistema Social de Criciúma, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará uma série de ações na Praça Nereu Ramos durante a próxima semana. A campanha intitulada "Faça bom uso do seu benefício" ocorre de 30 de setembro e 05 de outubro.
Segundo a secretária do Sistema Social, Solange Barp, esta é a hora de pensar em políticas públicas para a pessoa idosa, para corrigir erros e injustiças com esse grupo. "Devemos nos preocupar, pois as pessoas estão envelhecendo e precisamos ajudá-las através de políticas que as protejam de todo tipo de exploração, principalmente a financeira, a que mais tem afetado essas pessoas", declara Solange.
No que diz respeito a pessoa idosa, o CREAS oferece um serviço específico, cujo objetivo é prestar atendimento especializado à pessoa idosa vítima de violência e sua família, visando evitar o agravamento das situações de violação vivenciadas, visando o resgate do vínculo familiar. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e advogado.
A coordenadora do CREAS, Márcia Regina da Silva Pellegrini, confirma que há todo tipo de exploração relacionada ao idoso, porém, a que ocorre com maior frequência é a financeira. "Entre várias violências em que o idoso é exposto, o CREAS tem atendido um significativo número de idosos que são vítimas de exploração financeira, realizada através de empréstimos consignados. Na maioria das situações, a dívida é realizada por familiares", ressalta a coordenadora.
Colaboração: Milena dos Santos/Decom
Clicou uma foto? Envie para jornalismo@engeplus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.