domingo, 14 de dezembro de 2014

ONU diz que 10% dos homicídios em todo o mundo ocorrem no Brasil Américas tem maior taxa de homicídios; em seguida vem a África. Em 2012 foram registrados 47 mil homicídios no Brasil.


Dos 475 mil homicídios ocorridos em 2012 no mundo todo, 47.136 foram registrados no Brasil, segundo relatório sobre prevenção global da violência lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências da ONU nesta quarta-feira (10), em Genebra. O índice brasileiro representa 10% do global.

De acordo com o novo relatório, a maior taxa de homicídios no mundo ocorre nas Américas, que tem 28,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, seguidas da África, com 10,9 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A taxa mundial de homicídios diminuiu 16% em comparação a 2000, aponta a ONU. O relatório também indica que 60% do total de homicídios em 2012 tiveram como vítimas homens de idade entre 14 e 44 anos.

Sobre o Brasil, o documento detalha que entre os casos de emergência relacionados a violência atendidos no país durante um mês 4.835 são casos de ferimentos violentos, sendo que 91% deles são de vítimas de violência interpessoal, enquanto 9% são o resultado de violência auto direcionada.

O documento é baseado em pesquisa em 133 países e 6,1 bilhões de pessoas (88% da população mundial). Os dados foram fornecidos pelos próprios governos e posteriormente checados por uma equipe independente.

Violência de gênero
Os homicídios são a terceira causa de morte de homens entre 15 e 44 anos, aponta o relatório. Em relação às mulheres, o documento mostra que uma em cada três foi vítima de violência física ou sexual por parte de seu companheiro em algum momento de sua vida.
Além disso, um em cada quatro adultos aponta que sofreu abuso sexual quando criança, e uma em cada cinco meninas e jovens sofreram agressões sexuais.
O documento expõe que apesar de uma proporção arrasadora de países contarem com leis para a prevenção da violência, só uma minoria tem leis que abrangem os diferentes tipos de violência, mecanismos para garantir seu cumprimento ou serviços para as vítimas.

Fonte; http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.