quarta-feira, 11 de março de 2015

Veículo foi adaptado para realizar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Espírito Santo

 

 

Do G1 ES, com informações de A Gazeta*

Um ônibus rosa, que vai dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, começou a circular na Grande Vitória, nesta segunda-feira (9). Com um letreiro dizendo "destino: Lei Maria da Penha", o veículo foi adaptado para realizar atendimentos que incluem julgamentos, sentenças, audiências e determinação de medidas protetivas.

Ônibus vai levar atendimento às vítimas de violência doméstica no Espírito Santo (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)

Ônibus vai levar atendimento às vítimas de violência doméstica (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)

A equipe que trabalha no ônibus é formada por servidores do Judiciário, um defensor público, um policial, um investigador, um psicólogo e um assistente social. A expectativa da organização é realizar cerca de mil atendimentos em uma semana.

saiba mais

A ação faz parte da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, idealizada nacionalmente em referência ao Dia Internacional da Mulher, no 8 de março. Em uma semana, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) pretende agilizar o julgamento de cerca de 850 processos no estado.

A juíza Hermínia Azoury, coordenadora estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, explicou que o objetivo da campanha é acelerar todas as demandas que envolvem violência doméstica. “Como algumas mulheres não podem vir até nós, nós vamos até elas”, disse.

Coletivo rosa começa a circular na Grande Vitória nesta segunda-feira (Foto: Carlos Alberto Silva/ A Gazeta)

Itinerante O veículo percorre as ruas da cidade de Cariacica nesta segunda e terça-feira (10). O atendimento nos dois primeiros dias será feito para mulheres do município e também para as de Viana. Na quarta-feira (11), é a vez da Serra. Já nos dias 12 e 13 de março percorre o município de Vila Velha.

Em todo estado, cerca de 20 mil mulheres vivem com medidas protetivas em virtude da violência. O Espírito Santo ocupa, atualmente, o segundo lugar entre os estados brasileiros no ranking de homicídios de mulheres.

*Com colaboração de Patrick Camporez, de A Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.